Eleito três vezes o melhor do mundo, El Bulli completaria 50 anos em 2012.
O Chef catalão, Ferran Adriá, que por duas décadas lidera a inusitada cozinha de vanguarda, decide fechar seu restaurante, El Bulli, considerado por quatro anos consecutivos o melhor do mundo, pela revista "Restaurant". O anúncio foi feito pelo proprio Adriá, no Madrid Fusion, um dos maiores encontros culinários da Espanha.
Durante a conferência, Adriá explicou que o fechamento será temporario com duração de dois anos (2012 e 2013) e que em 2014 será reaberto trazendo um novo formato e apresentando novas tendências. O Chef revelou ainda que a decisão foi tomada em comum acordo com seu sócio, Juli Soler, que juntos perceberam a dificuldade de dar continuidade às criações gastrônomicas.
Ao ser questionado sobre o futuro do El Bulli, Adriá diz que ainda esta estudando , mas esclarece que pretende funcionar como uma fundação , o que será altamente criativo e, contudo, caro, também. O Chef conta que atualmente para manter o restaurante são investidos cerca de 300 mil euros por ano.
Como nenhum outro chef, ele persegue a idéia de uma permanente revolução na cozinha. O restaurante El Bulli, localizado na cidade de Rosas, a 100km de Barcelona recebe cerca de 1 milhão de pedidos de reserva por ano. O preço de um prato pode chegar a custar U$ 325 por pessoa.
O El Bulli funciona seis meses por ano (entre junho e dezembro). Durante os outros meses, Adriá e sua equipe percorrem o mundo em busca de novas técnicas e combinações. Neste ano o restaurante abriu no dia 15 de junho. O chef promete que estes dois anos não serão sabáticos e que 2010 será um ano incrível, assim como foi 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário