Efeito Russia eleva preço da farinha de trigo em até 20%
Os preços dos derivados do trigo começam a refletir o efeito da suspenção das exportações de grãos pelos Russos. A farinha de trigo teve um avanço de 35% a 40%, o pão francês entre 9% e 12% e a massa seca 18%. Desde o fim de junho, quando teve inicio a forte onde de calor na Rússia - e países vizinhos como Ucrânia e Cazaquistão - trigo, milho e soja subiram 70%, 15% e 10%, respectivamente, na Bolsa de Chicago
Moscou havia avisado que iria suspender os embarques e, no ultimo domingo, colocou em prática a proibição das vendas externas dos cereais. Por conta do clima, o governo russo estima que as perdas nos grãos podem chegar a 25%. Seguindo a mesma tendência, no ultimo dia 17, o Ministério da Política Agrária da Ucrânia anunciou que reduzirá as vendas externas de cereais a 3,5 milhões de toneladas até o fim deste ano.
Antenor Barros Leal, presidente do Sindicato da Indústria do Trigo do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, disse que o valor da tonelada do trigo subiu em média US$ 100 na Bolsa de Chicago desde o dia 15 de julho. " A farinha aumentou e os derivados irão aumentar conforme a alta dos percentuais do trigo", afirmou. Leal contou que o aumento nos preços pelos moinhos não ficarão abaixo de 20%.
A produção global de trigo é de 650 milhões de toneladas, enquanto o comércio internacional é de 100 milhões de toneladas. "O mercado é muito sensível e qualquer mexida altera dramaticamente o preço", disse Leal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário